10 Maneiras naturais para combater a depressão

Se você sofre de depressão, é provável que você se sinta totalmente, desesperadamente e às vezes insuportavelmente sozinho.

A depressão, ao contrário do que algumas pessoas ainda acreditam, não é simplesmente um estado de espirito ou, pior, uma frescura de quem a sente.

A depressão é uma doença que arrasta para baixo, rouba a alegria, a energia e o entusiasmo de quem sofre da doença.

Se você também se sente assim, antes de tudo saiba que você está longe de estar sozinho. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 13 milhões de pessoas sofrem de depressão no Brasil, e esse numero sobe para 340 milhões de pessoas no mundo inteiro. A depressão é responsável por mais da metade das doenças mentais existentes, mas nem sempre é diagnosticada corretamente.

Se você acha que está sofrendo sozinho, queremos que que você saiba que você não está. Acredite, há esperança e uma luz no fim do túnel. Aqui você encontra alguns caminhos para a recuperação.

1. Seja gentil com você mesmo

Pensamento e atitudes negativas é o modus operandi da depressão. Você acaba por odiar a si mesmo, internalizando a sua raiva, e sendo desagradável com a pessoa mais importante em sua vida, VOCÊ MESMO. Você provavelmente não trataria assim um ente querido, então por que tratar a si mesmo dessa maneira? Seja gentil com você. Seja indulgente. Ame-se. Busque um bom profissional que possa lhe ajudar a lidar com estes sentimentos, pois terapia também pode ajudar muito.

2. Obtenha a quantidade suficiente de vitamina D

O sol é a melhor fonte de vitamina D, e passar alguns minutos sob o sol diariamente é uma das coisas que podem impulsionar seu humor de maneira significativa. Cada vez mais o ser humano leva uma vida sedentária, seja sentado atrás de um computador, dentro de um escritório ou no trânsito das grandes cidades.

Crie tempo para si mesmo, e procure passar mais tempo ao ar livre, e estar em contato com a natureza. Mesmo que tudo que você queira fazer seja se esconder debaixo das cobertas e chorar, force-se a sair, e você vai sentir as mudanças, mesmo que não seja de imediato. Respire ar puro, relaxe ao ar livre, saia para caminhar.

3. Alimente-se bem e coma alimentos saudáveis

Comida ruim faz você se sentir mal, acredite. Não alimente seu corpo com alimentos intoxicantes.

Açúcar refinado, alimentos processados, fast food, frituras e cafeína em excesso podem dar aquela energia momentânea e fazer você se sentir melhor no momento, mas os mesmos prejudicam não apenas o seu corpo, como a sua saúde emocional.

Não se preocupe em radicalizar e mudar toda a sua dieta alimentar imediatamente, mas comece devagar a repensar suas escolhas e busque uma reeducação alimentar.

Descubra os benefícios da alimentação viva (crudismo) para uma alimentação natural e muito mais saudável.

4. Durma bem e descanse seu corpo

Uma boa noite de sono ajuda a equilibrar o organismo. Procure ter uma noite de sono tranquila, evitando aparelhos eletrônicos no quarto (que sempre deixam aquela luzinha acessa, mesmo quando desligados), e de preferencia criando uma rotina, indo dormir todas as noites mais ou menos no mesmo horário. Evite remédios para dormir se os mesmos não tiverem sido receitados pelo seu médico, e prefira um chá de ervas natural minutos antes de ir se deitar.

5. Faça uso de tratamentos holísticos

A medicina holística trabalha com base na conexão entre corpo e mente. Terapeutas holísticos vão olhar o problema como um todo e personalizar um tratamento através de suplementos naturais, acupuntura, medicina energética ou o que funciona melhor para você.

6. Medite

Meditar vai ajudar a tranquilizar e acalmar seus sentimentos, e vai trazer excelentes benefícios para o seu corpo e sua mente. A meditação contribui para afastar os pensamentos negativos, além de reduzir o stress e proporcionar cura de dentro para fora. Se você nunca meditou, experimente começando com alguns minutos diários.

7. Busque apoio em seus amigos

Ter amigos faz toda a diferença. Porque, mesmo que muitas pessoas não consigam entender o seu sofrimento e as suas dores, com certeza muitas pessoas que fazem parte da sua vida se importam. Não se afaste, não se feche em seu mundo. Esteja aberto para conversar, compartilhar seus sentimentos e até mesmo buscar ajuda quando sentir necessidade.

8. Peça ajuda

Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda quando precisar. Dê o primeiro passo e assuma que você precisa de ajuda. Acredite: muitas pessoas desejam ajudar, mas você precisa ajudar a si mesmo em primeiro lugar. Não se sinta desconfortável em buscar ajuda. Existem médicos, terapeutas, amigos, familiares , grupos de apoio e inúmeras outras maneiras de obter ajuda.

9. Evite bebidas alcoólicas e drogas

Infelizmente, estas são as primeiras fugas de muitas pessoas que estão sofrendo. Mas o alívio de curto prazo leva ao sofrimento de longo prazo. Tente cortar essas influências fora de sua vida e substituí-las por outras mais saudáveis.

10. Coloque-se em movimento e exercite-se

O exercício é o melhor antidepressivo. Incorpore atividades físicas regulares em sua rotina vai mudar completamente a sua vida para melhor. O importante é estar em movimento. Quando você está deprimido, talvez a última coisa que deseje fazer seja se exercitar, mas é provavelmente a primeira coisa que você precisa fazer. Andar, correr, brincar, pular, nadar, pedalar, não importa. Escolha algo que você tenha prazer e comece a se movimentar.

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