Alimentação viva: descubra o crudismo (raw vegan diet)

Você provavelmente já experimentou centenas de dietas para emagrecer rápido e entrar em forma e provavelmente acabou engordando novamente após algum tempo, não é mesmo?

Isso porque o sucesso de um peso ideal e estável não está em reduzir a quantidade de comida por um determinado período e nem em cortar da dieta determinados alimentos por este mesmo período.

Um emagrecimento sustentável envolve uma alimentação saudável diária, e isto é conseguido através de uma reeducação dos hábitos alimentares.

Hoje vamos falar sobre o crudismo, atualmente uma das dietas mais completas, e extremamente popular nos Estados Unidos, praticada normalmente por aqueles que seguem o veganismo.

Mas o que é o crudismo (em inglês raw diet ou raw living food) e em que a dieta é baseada?

No crudismo, todos os alimentos são comidos crus, e nunca expostos a temperaturas maiores do que 42 graus, quando a maioria de suas vitaminas são destruídas.

Nenhum produto de origem animal é ingerido, e as pessoas que seguem uma dieta baseada em "alimentos vivos" o fazem sejam por motivos de saúde ou filosóficos, em consideração aos animais e ao meio ambiente, ou ambos.

Mas a chave para praticar uma culinária viva bem sucedida é o planejamento. Você deve decidir o que você vai comer em todas as refeições, a fim de assegurar que você receba os nutrientes adequados. Caso contrário, você pode acabar com fome e faltar os nutrientes que você precisa para ser saudável.

Por falta de informação, muitas pessoas torcem o nariz para o crudismo, ou ainda o veem com certo preconceito, porque imaginam que as refeições sejam compostas apenas de saladas, ou um prato de alface, tomate e pepino. Esqueca esta ideia!

Além de nutritiva, completa, leve e livre de colesterol e gorduras ruins, a alimentação crudista te dá a oportunidade de soltar sua criatividade na cozinha.

Alguns exemplos e opções de pratos super saborosos e nutritivos, repletos de nutrientes, vitaminas e minerais, todos preparados sem cozimento incluem vitaminas de fruta batidas com leite de amêndoas ou água (adicione opções como cacau, chia, linhaça, amaranto, canela, ou maca), mingau de aveia ou trigo sarraceno, lasanha de abobrinha, saladas diversas e pipoca de couve-flor.

Se você não consegue imaginar seu café da manhã sem tomar leite, uma substituição simples e muito mais nutritiva é o uso do leite de amêndoas. Ainda há muita controvérsia sobre os benefícios do leite de soja, então sempre que possível opte pelo leite de amêndoas, que você mesma pode fazer em casa (deixe de molho amêndoas cruas por cerca de 6 horas e bata no liquidificador 3 copos de agua para cada copo de amêndoas, e depois coe).

Muitas pessoas preocupam-se em consumir leite pois imaginam estar ingerindo uma alta dose de cálcio, necessário para a boa formação dos ossos. Mas saiba que você pode obter muito mais cálcio se consumir folhas verdes (como a couve, por exemplo).

Como qualquer outra dieta, procure sempre a orientação de um médico antes de iniciá-la, para saber se a mesma é adequada a você.

Crédito das fotos: Pinterest

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