Conheça mais sobre o crudismo (raw vegan)

Alimentação é vida e com base neste princípio, muitas pessoas iniciam-se no crudismo, uma das mais populares dietas nos Estados Unidos, conhecida como raw vegan diet.

Baseada no livro The 80/10/10 Diet do Dr. Douglas Graham, um dos mais famosos pregadores do crudismo, o princípio da dieta é balancear a alimentação comendo 80% de carboidratos, 10% de gorduras e 10% de proteínas, principalmente frutas e folhas verdes.

Por ser uma dieta vegana, a mesma exclui o consumo de qualquer produto de origem animal (ou seja, nada de carnes, leite, queijo, manteiga, iogurte ou qualquer derivado), e todos os alimentos são consumidos em sua forma mais natural, sem cozimento, para que os nutrientes não se percam quando expostos a altas temperaturas.

A alimentação viva ainda é pouco divulgada e seguida no Brasil, se comparada aos Estados Unidos, porém informação é a palavra chave.

A maioria das pessoas recorrem ao crudismo (raw diet) quando a saúde está no limite: pressão alta, diabetes, obesidade, problemas cardíacos e muitos outros problemas gerados devido a má alimentação.

Muitos pacientes com câncer ou em fase de recuperação acabam também procurando pela dieta, onde encontram altos benefícios.

Mas o que comer em uma dieta baseada no crudismo? Como conseguir todas as vitaminas, nutrientes e minerais necessários para não comprometer a saúde?

Abuse das frutas, verduras e legumes, e prefira consumir frutas no período da manha e durante o dia, pois as mesmas contem alta quantidade de açúcar natural e carboidratos, essenciais para fornecer ao corpo energia.

Uma boa dica é começar o dia tomando um copo de água morna com limão, e em seguida um copo de suco verde. A água com limão vai hidratar seu corpo assim que você acordar, preparando-o para receber os nutrientes do suco.

O ideal é consumir sucos centrifugados, mas caso você não possua uma centrifugadora de sucos (que vai extrair todo o suco dos alimentos e descartar a polpa) não se preocupe, use o liquidificador mesmo. O importante é começar o dia com um suco repleto de vitaminas, que vai lhe encher de energia sem engordar.

Use a criatividade para preparar saladas coloridas e nutritivas para o almoço e para a janta. Use e abuse de sementes como a linhaça, a chia, o amaranto e o trigo sarraceno, e inclua nozes, castanhas e amêndoas, para a dose necessária de gordura natural.

Uma receita vegana extremamente fácil de fazer, deliciosa, leve, de baixa caloria e altamente nutritiva é o macarrão de abobrinha.

Conheça mais sobre como ter uma alimentação saudável:

- Alimentação saudável: veganismo e crudismo

- Como funciona a dieta do suco

- Dieta detox: projeto emagrecer com saúde

- Reeducação alimentar com nutricionista da USP

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