Alimentação saudávvel para mulheres na faixa dos 30

Este é o 2o artigo da serie "Alimentação saudável". Fique bonita e em forma aos 20, 30, 40 e 50 anos.

Os alimentos, sejam eles saudáveis ou não, refletem na nossa pele, nos músculos, nos ossos, no cérebro e no coração.

E cada fase de nossa vida pede um tipo de alimentação diferente, com nutrientes diferenciados e vitaminas específicos para cada etapa. Uma alimentação saudável pode prevenir doenças e vai deixar seu corpo sempre em forma.

FIBRAS: por volta dos 30 anos, a maioria das mulheres começa a encarar a retenção de líquidos.

A mulher passa a não ovular todos os meses, apesar de ainda menstruar, devido a queda na produção de progesterona, um hormônio de ação diurética.

Nesta fase, a recomendação é apostar em produtos ricos em fibras, que auxiliam na eliminação do estrogênio, hormônio responsável pela retenção de líquidos.

As fibras ainda contribuem para o bom funcionamento do intestino e ajudam a manter o peso sob controle. Nutricionistas recomendam o consumo diário de 30g, entre fibras das frutas, legumes, grãos e cereais.

Inclua cereais matinais e iogurtes ricos em fibras em seu cardápio do café da manhã.

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VITAMINA C: a vitamina é poderosa para ajudar a combater as marcas de expressão e rugas que começam a aparecer por volta dos 30 anos, quando a produção de colágeno passa a cair 1% ao ano!

O consumo de vitamina C torna-se essencial para quem deseja combater os sinais da idade, já que a mesma ajuda na síntese de colágeno.

Além disso, o ácido ascórbico contido na vitamina ajuda a melhorar a imunidade e tem alto poder antioxidante.

Inclua em seu cardápio diário alimentos como laranja, acerola, caju, kiwi e goiaba, para uma alimentação saudável.

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ZINCO: mulheres na faixa etária dos 30 que ainda não tiveram filhos mas pretendem ser mães, precisam começar a prestar atenção na fertilidade.

Invista no consumo de zinco se você pretende engravidar, uma vez que o mineral é importante para que os hormônios reprodutivos, estrogênio e progesterona, trabalhem de forma adequada.

Quando existe uma deficiência do mineral, pode haver também um desequilíbrio hormonal, o que acaba por comprometer a ovulação.

Reforce sua alimentação e inclua em seu cardápio diário frutos do mar como ostras, lula e peixes, sementes de girassol, castanha de caju e do Pará , carne, , feijão branco, fígado de boi ou de galinha, cogumelo e ovos.

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Nada na vida vem sem esforço e por volta dos 30, prefira um maior consumo de legumes, verduras e grelhados e procure eliminar ao máximo as frituras do cardápio.

Trocar o açúcar por frutas, mesmo que secas (como damasco, ameixa e uvas-passas), é uma excelente recomendação.

Aulas de spinning, musculação e abdominais também vão contribuir significantemente para um corpo bonito e torneado, além de aliviar o stress do dia-a-dia.

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