Alimentação saudável: os benefícios dos grãos para a saúde

Confira o que alguns dos principais grãos e cereais possuem de melhor para a sua saúde.

É no farelo e no gérmen dos grãos que se encontra a maior concentração de nutrientes; quando se refine um cereal, as partes mais nutritivas são desperdiçadas.

Os grãos e cereais são não somente excelentes fontes de fibras, mas também em fitonutrientes, antioxidantes, vitaminas e minerais.

Grãos e cereais integrais são mais recomendados para pessoas diabéticas, mesmo sendo uma fonte de carboidratos. Eles evitam picos de glicose e de insulina no sangue, poupando o pâncreas de trabalho e ajudando a evitar a hipoglicemia.

A dica é consumir bastante água ao longo do dia caso opte pelos grãos integrais, pois os mesmos possuem mais fibras.

A soja é rica em proteínas de alta qualidade, além de minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.

O arroz integral, por sua vez, é rico em fibras e uma excelente fonte de potássio e magnésio.

O feijão, um dos grãos mais consumidos no Brasil, fornece uma boa quantidade de proteínas e fibras, além de conter minerais como ferro, magnésio, potássio e zinco.

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Já a lentilha contém mais proteínas que o feijão e ainda é ótima fonte de folato (ácido fólico, essencial para mulheres grávidas) e ferro.

O milho é muito rico em carboidratos, vitaminas E e do complexo B. Também contém luteína e zeaxantina, pigmentos vegetais como ação antioxidante e protetora da saúde dos olhos.

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A aveia, além das propriedades nutricionais, produz efeitos metabólicos e fisiológicos benéficos a saúde, por isso, é considerada alimento funcional.

A linhaça contém lignina e ômega 3, ajudando o sistema imunológico, reduzindo o colesterol e diminuindo doenças cardiovasculares, excelente para a função intestinal.

Já o trigo, tanto em sua versão integral quanto o farelo e o gérmen são especialmente benéficos, por conterem fibras e carboidratos complexos, além de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio.

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