Como prevenir e reduzir os riscos de câncer

Este é o 1o artigo da série "Prevenção do Câncer"

Uma alimentação saudável e balanceada é primordial para o bom funcionamento do corpo e para blindar o organismo e evitar riscos de muitas doenças, entre elas o câncer.

O envelhecimento da população, somado a mudanças nos hábitos de vida, tem sido apontado como um dos grandes responsáveis para o crescimento dos casos de câncer no mundo.

O que você coloca no prato pode fazer uma grande diferença entre desenvolver ou não estes tumores. É importante usar a alimentação como uma espécie de medicina preventiva.

Os artigos da serie "Prevenção do Câncer":

A doença pode ser hereditária ou de natureza ambiental, e segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), 80% dos casos são de origem ambiental, sendo o tabagismo a maior causa evitável do câncer, seguido pelo alcoolismo.

Mas existem muitos outros maus hábitos que podem ser evitados, que contribuem para o surgimento de tumores cancerígenos, entre elas a exposição excessiva aos raios solares sem filtro solar, praticas sexuais sem camisinha, uso errôneo de alguns medicamentos, assim como certas condições de trabalho.

A alimentação saudável tem um fator determinante na prevenção de certos tipos de tumor, principalmente nos casos de câncer de mama, cólon, reto, próstata, esôfago e estômago.

Alimentação balanceada com um cardápio rico em nutrientes

Cápsulas de goji berry para emagrecer mais rápido

As propriedades do azeite e seus benefícios para a saúde

Dieta do suco verde para eliminar toxinas

Câncer de mama: para reduzir os riscos deste tipo de câncer, considerado um dos piores tipos para as mulheres, faça atividade física todos os dias, e aqui vale manter o corpo em movimento. Não pense que atividade fisica deve ser sinônimo somente de academia!

Uma alimentação rica em frutas e verduras também é importante, assim como o baixo consumo de bebidas alcoólicas.

Médicos recomendam que as mamografias comecem a ser feitas antes dos 40 anos, e se houver casos de câncer de mama na família, os exames preventivos devem começar bem mais cedo.

<< Projeto Verão 2014: as melhores dietas para você emagrecer >>

Câncer de colo do útero: O uso da camisinha na hora de ter relações com seu parceiro ajuda a prevenir doenças como o HPV, que pode dar origem a tumores, e exames regulares de papanicolau também são recomendados.

Câncer de intestino: para prevenir este tipo de tumor, tenha uma dieta rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio e evita gorduras, especialmente gorduras saturadas. O consumo moderado de bebidas alcoólicas e carne vermelha também é indicado.

Câncer de pele: fuja do sol entre 10 e 16 horas, e não abuse da exposição aos raios solares em outros horários, protegendo-se sempre com chapéu e filtro solar com no mínimo fator 15.

Nos últimos anos a alimentação do brasileiro mudou muito, e para pior. Aumentou o consumo de alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcar, e reduziu o consumo do cereais, raízes, frutas, legumes e verduras.

Essa alimentação desbalanceada favorece quadros de obesidade e é um grande fator de risco para o câncer, uma vez que o organismo fica mais vulnerável a influencias ambientais com alto poder cancerígeno, como poluição e stress.

12Kg mais magra tomando as cápsulas Goji Actives

Dieta Detox: elimine as toxinas e perca 5Kg em um mês

Saia da rotina! Apimente seu namoro com um banho sensual

7 Dicas infalíveis para reconquistar o ex namorado

Compartilhe no Google+

Sobre nós

Um site com informações para a mulher moderna - falamos sobre relacionamentos, namoro, produtos de beleza, dicas de dietas para emagrecer e carreira profissional.
    Comentários via Blogger
    Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Atenção antes de deixar um comentário!
Sua opinião pode ajudar outras pessoas! Mas por favor:

> Não xingue. Você não precisa dizer palavrões para se expressar.
> Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo.
> Não escreva tudo em maiúsculo.
> Nada de spam. Nada de propagandas.
> Deixe elogios, críticas, dúvidas ou sugestões. Fique à vontade!