Prevenção câncer: alimentação preventiva

Este é o 2o artigo da série "Prevenção do Câncer"

Grãos e cereais integrais são ricas fontes de fibras, que ajudam no bom funcionamento e regularização do intestino, fundamental para reduzir a exposição do organismo a possíveis substâncias cancerígenas durante a ingestão de gordura e açúcar.

Verduras, frutas e legumes também são altamente eficazes na prevenção de certos tipos de câncer, principalmente os localizados na boca, faringe, laringe, estômago e esôfago, devido as vitaminas, nutrientes e antioxidantes.

Uma alimentação preventiva é recomendada por médicos e nutricionistas; já consumir grandes quantidades de gordura animal contribui não somente para a obesidade mas também aumenta consideravelmente o risco de câncer em vários órgãos.

Os artigos da serie "Prevenção do Câncer":

  • 1.) Como prevenir e reduzir os riscos de câncer
  • 2.) Alimentação preventiva: alimentos que ajudam a combater o câncer
  • 3.) 20 alimentos que previnem o desenvolvimento de tumores (Parte 1)
  • 4.) 20 alimentos que previnem o desenvolvimento de tumores (Parte 2)
  • 5.) Afaste o sedentarismo e combata o surgimento de tumores cancerígenos

Você sabia que o tipo de cozimento utilizado para preparar carnes, também pode influenciar o surgimento da doença? Por exemplo, carnes que são submetidas a altas temperaturas, como é o caso do churrasco, liberam um alto nível de compostos arrimogênicos, que são formados durante o cozimento e muito prejudiciais a saúde.

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Carnes muito salgadas e processadas e alimentos enlatados também aumentam os riscos de câncer de estômago.

Alimentos embutidos como presunto, salame, salsicha também podem ser perigosos, pois para manterem sua cor e conservação, são preservados com nitratos, que possuem comprovada ação carcinogênica.

Mas então, como reduzir os riscos de desenvolver um tumor cancerígeno através da alimentação?

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Consuma pelo menos cinco porcões de frutas, legumes e verduras por dia, divididas entre as principais refeições.

Evite alimentos gordurosos, ainda mais os alimentos de origem animal, e reduza o consumo de sal.

Você pode dar sabor a comida fazendo uso de temperos e ervas; o azeite também ajuda a dar sabor aos alimentos e é extremamente benéfico para queimar gordura abdominal.

Você não precisa eliminar totalmente o churrasco da sua rotina alimentar, mas não abuse do consumo, e o mesmo vale para bebidas alcoólicas, doces e fast-food.

Quando o assunto é câncer, é preciso tomar cuidado com a quantidade de agrotóxicos presentes em frutas, legumes e vegetais, já que altas quantidades de agrotóxicos podem causar a doença.

A recomendação é dar preferência a alimentos orgânicos sempre que possível, uma vez que eles são produzidos livres de agrotóxicos e fertilizantes, porém os mesmos não dispensam uma boa lavagem em água corrente.

Para uma melhor higienização dos alimentos, deixe-os de molho por 30 minutos em uma mistura de 1 litro de água com uma colher (sopa) de água sanitária, enxaguando-os em água corrente.

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