Alimentos bons para o coração e evitar problemas cardíacos

Para o coração funcionar de forma saudável, precisa ser irrigado pelo sangue. Quando essa irrigação é obstruída, acontece o infarto, provocado pela morte de parte do músculo cardíaco.

Para evitar problemas cardíacos, é fundamental uma alimentação saudável.

Alguns alimentos se destacam na hora de prevenir doenças cardíacas, como o azeite de oliva.

Outros alimentos importantes para prevenir doenças do coração são as castanhas, aveia, alho, peixes, vinho tinto e linhaça.

AVEIA: Fonte de fibras que contribui com a redução do colesterol ruim. Quando consumida com frequência, ajuda a controlar a glicemia e a pressão sanguínea, mantendo as artérias saudáveis e controlando o diabetes.

A aveia, quando entra em contato com a água no estômago, forma uma massa que dificulta a absorção de gorduras e açúcares. Consuma duas colheres de sopa por dia.

ALHO: Possui potente ação antioxidante que protege contra processos inflamatórios, prevenindo doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol e triglicérides no sangue.

O alho ainda fortalece a imunidade e pode ser um poderoso analgésico, antioxidante, anti-inflamatório e anticoagulante, auxiliando no tratamento da hipertensão e no combate de coágulos responsáveis por derrames e infartos. Utilize-o diariamente como tempero para pratos salgados.

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CASTANHAS: Os alimentos do grupo das oleaginosas, que inclui nozes, castanhas, amêndoas e pistache, são ótimos para o coração por fornecer gorduras de boa qualidade e vitamina E.

As castanhas tem ação anti-inflamatória, diminuindo os níveis de colesterol no sangue e reduzindo riscos de doenças cardíacas. Consuma em média duas unidades por dia.

PEIXES: Os peixes de água fria, como sardinha, salmão e atum, possuem alta concentração de ômega 3, extremamente benéfica para o coração por sua ação anti-inflamatória.

O ômega 3 ainda melhora a função cerebral e articular e facilita a recuperação muscular após os exercícios físicos. Consuma uma porção três vezes por semana.

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LINHAÇA: Fonte rica de ômega 3 e 6, e ácidos graxos com propriedades antioxidantes e anticancerígenas. A semente de linhaça ainda ajuda a equilibrar os níveis de açúcar e atua na redução do colesterol ruim, que, em excesso, acumula-se nas paredes das artérias, impedindo a passagem do sangue.

Consuma duas colheres de sopa por dia. Vale misturar no iogurte, salpicar na salada de frutas ou usar em molhos e sopas.

VINHO TINTO: Mais calórico do que o vinho branco, porém contém polifenóis vindos das cascas das uvas roxas. Possui propriedade antioxidante e fornece proteção contra os danos causados pelos radicais livres, e ainda ajuda a reduzir o colesterol ruim, também protegendo contra o surgimento de tumores.

Consuma uma taça (250ml) por dia.

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Alimentos ricos em gorduras saturadas, como a carne vermelha e derivados do leite, e alimentos transgênicos, como os industrializados, aumentam os níveis do mau colesterol, que se acumula nas paredes arteriais formando placas de gorduras que impedem a passagem do sangue.

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