Dependência química: como ajudar no tratamento contra drogas

Dependencia quimica: como ajudar no tratamento de dependentes de droga

Como tratar e ajudar um dependente químico. Este ano o governo decidiu ampliar sua assistência a dependentes químicos, dando especial atenção a tirar das ruas e reinserir a sociedade dependentes de crack, incentivando o atendimento aos usuários através do SUS.

As medidas do Ministério da Saúde fazem parte do Plano de Enfrentamento ao Crack, Álcool e outras Drogas - “Crack, é possível vencer”, lançado em dezembro/2012 pelo governo federal.

Este é o primeiro artigo da série “Dependência Química” e falaremos sobre o crack. Fomos buscar respostas para as tantas perguntas que dependentes de drogas e familiares tem para perguntas como o que é ser um dependente químico, como tratar a dependência química, como a família pode ajudar o dependente químico a recuperar-se, os 12 passos do Narcóticos Anônimos, além de endereços de clínicas de reabilitação.

IMPORTANTE: leia o artigo A importância das clínicas de recuperação no tratamento e o artigo complementar As melhores clínicas de dependência química em SP.

O que é ser dependente químico?

O crack é uma mistura de cocaína refinada, bicabornato e água, e normalmente é fumado em um cachimbo improvisado de lata de alumínio ou tubo PVC, e é uma das drogas mais perigosas. Quando ingerido, o crack tem ação praticamente imediata, e seus efeitos no cérebro são de até 10 minutos, impactando diretamente no organismo. As principais consequências para a saúde de quem usa crack são doenças pulmonares e cardíacas.

O crack tem o poder de viciar seus usuários em um espaço de tempo muito curto de uso, fazendo com que o usuário não consiga ficar sem a droga e perca o controle sobre suas ações, desejos e vontades, tornando o uso da droga constante e continuo, e interferindo na rotina profissional e familiar do usuário.

Frases de amor e saudade

5 dicas de como reconquistar o ex-namorado

Como tratar a dependência química?

Não existe somente um tipo de tratamento para quem deseja tratar a dependência química, mas na maioria das vezes o primeiro passo para livrar-se da dependência de drogas, seja ela qual for, é a internação, para que o uso compulsivo possa ser controlado e o organismo do usuário passe por uma desintoxicação. Tratamento psicoterápico, tratamento ambulatorial com medicamentos, e tratamentos de auto-ajuda (como Narcóticos Anônimos e programas religiosos) são indicados.

4 Passos para ter uma vida mais feliz

Os beneficios do goji berry contra o envelhecimento

Como lidar com o fim do relacionamento

4 Dicas para ser ainda mais feliz em 2013

Mas onde encontrar ajuda para o tratamento de dependentes químicos? O SUS oferece avaliação e tratamento médico, assim como as CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) que além do tratamento médico oferecem atendimento psicológico, psiquiátrico, distribuição de medicamentos e apoio as famílias.

Como ajudar um dependente químico?

A família tem um papel muito importante durante e após o tratamento do dependente químico, e ainda mais durante a reinserção ao meio familiar e a sua rotina. É extremamente importante evitar que o ex-usuário fique isolado.

Como ter um relacionamento muito mais feliz

Dicas e produtos para cuidar da pele do rosto

Moda evangélica 2013: como vestir-se com elegância

Confira as melhores vagas e ofertas de emprego em 2013

A família precisa reconhecer que o dependente químico está passando por um processo de readaptação, e paciência, amor e carinho da família são essenciais na etapa de recuperação, para evitar uma recaída. Algumas regras de convivência familiar devem ser estabelecidas, assim como uma nova rotina, com novos hábitos de estudo, trabalho ou sociais.

Sites úteis para buscar mais informações sobre o tratamento de dependentes químicos:

- Ministério da Saúde – Projeto “Crack é possível vencer”

- Narcóticos Anônimos

- Narcóticos Anônimos de São Paulo

- Nar-Anon (Grupo de apoio para familiares de dependentes químicos)

Compartilhe no Google+

Sobre nós

Um site com informações para a mulher moderna - falamos sobre relacionamentos, namoro, produtos de beleza, dicas de dietas para emagrecer e carreira profissional.
    Comentários via Blogger
    Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Fico feliz de ver um artigo sobre isto, nao eh facil tentar ajudar um parente que esta passando por isso. Voces conhecem alguma clinica de reabilitacao gratuita? Obrigada

    ResponderExcluir

Atenção antes de deixar um comentário!
Sua opinião pode ajudar outras pessoas! Mas por favor:

> Não xingue. Você não precisa dizer palavrões para se expressar.
> Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo.
> Não escreva tudo em maiúsculo.
> Nada de spam. Nada de propagandas.
> Deixe elogios, críticas, dúvidas ou sugestões. Fique à vontade!